Sempre considerei meio brega essa ideia de que “é errando que se aprende”. Talvez o erro seja inevitável no processo de aprendizado, mas a verdade é que ele é tão necessário quanto uma nova trend do TikTok, ou um álbum novo dos Los Hermanos. Ou, ainda pior, um álbum novo dos Los Hermanos com trend do TikTok!
Gostaria de “despensar” essa frase. Grande erro!
Por essas e por outras é que é tão importante aprender com os erros. De preferência dos outros! Afinal, aprender com as nossas próprias bobagens até pode ser louvável, mas se pudermos pular essa parte e colher os benefícios das cagadas alheias, seria muito melhor. Já que a merda está feita, que ela não seja em vão e sirva de aprendizado para os outros!
E antes que você diga que sou insensível, sim, sou paulista. Mas tenho argumentos a meu favor: o que são os famosos e empolados “MBA executivos” senão um amontoado de cagadas gentilmente chamados de “Estudos de Caso”?
– Filho, como foi o MBA hoje?
– Foi ótimo, mãe. Fizemos um “Estudo de merdas”.
Não soaria bem, custaria muito menos, embora muito mais sincero!
Em 2013, numa era muito distante, deixei o jornalismo para assumir uma posição executiva e dei uma missão ao meu amigo Eduardo Savanachi, do meu time de comunicação:
– Durante esse primeiro ano, a sua principal função é não permitir que eu faça uma grande cagada!
Erros acontecem e temos que saber lidar. O que precisamos evitar são as grandes cagadas — aquelas que viram “Estudo de Caso”. Por isso é importante ter alguém de confiança e com olhar crítico para te colocar nos trilhos caso a humildade seja esquecida ou o excesso de confiança ganhe corpo, mesmo que essa pessoa seja fã de Los Hermanos e siga o TikTok (Sorry, Edu!).
O fato é que há alguns caminhos para evitar as grandes bobagens. Um deles é entender que o erro, em grande medida, tem a ver com o desconhecimento e, principalmente, com a compreensão dos processos.
Com base nisso, adotei quatro mantras que me guiam até hoje:
Aprenda o que é para ser feito;
Faça certo;
Faça melhor;
Só então tente fazer diferente.
Para todo problema complexo existe uma solução simples e equivocada, disse Einstein. Por isso, evito fortemente cair na tentação de pensar que situações complexas, pessoal ou profissionalmente, tenham soluções fáceis.
O jeito, então, é evitar o erro, as trends do TikTok e qualquer trabalho novo dos Los Hermanos!
PS: Gosto de Los Hermanos;
PS2: Gosto mais do fato de que eles são chatos;
PS3: Gosto mais ainda de sacanear meu amigo Edu, porque ele assume que gosta de Los Hermanos
"A ordem dos tratores não alteram o viaduto" como diria um velho ditado.
Meu amigo, só fico me perguntado qual a cagada... Quero dizer, o estudo de casos te fez escrever esse texto.
Ótimo texto.
P.S. Eu só conheço uma música do Los Hermanos